Best film poster
Cinenova 2024 icon

MELHOR FILME

Best PT Film Symbol

In Heaven and on Earth

FICÇÃO — 14min

Durante o funeral do seu querido pai, Tosia, de onze anos, conhece a amante dele e o filho Kajtek, de cinco anos. Tosia tenta expulsar os convidados indesejados do funeral a todo o custo, acabando por descarregar em Kajtek. No entanto, o rapaz que Tosia considerava um inimigo torna-se um elo entre ele e o seu falecido pai e ajuda-o a ultrapassar esta difícil experiência.

Yulia Yukhymets | Polónia, 2023

Gdynia Film School

Best PT film poster
Cinenova 2024 icon

MELHOR FILME PORTUGUÊS

Best PT Film Symbol

Flores para o meu Pai

FICÇÃO — 17min

O realizador dá vida às memórias das suas férias com o pai na primeira quinzena de agosto de 2005, fazendo deste filme o seu "agradecimento".

Luís Afonso Matos | Portugal, 2022

ESTC

audience choice winner poster
Cinenova 2024 icon

ESCOLHA DO PÚBLICO

Best PT Film Symbol

Défilement

DOCUMENTÁRIO — 12min

Daniela transporta-nos para as imagens mais alegres do seu álbum de família, as fotografias dos aniversários. É através dessas imagens que ela percorre a mesa cheia e revela os seus desejos e frustrações mais profundos e os dos seus familiares mais próximos.

Francisca Miranda | Portugal, 2023

FBAUP

Cinenova 2024 icon

MENÇÕES HONROSAS

Honorable mention poster

The Creature

FICÇÃO — 20min

Kazik, de 30 anos, recorda a sua infância, quando todas as manhãs a sua querida tia Dagna o acompanhava à escola. Quando a mulher desaparece, o rapaz decide desvendar o mistério do seu desaparecimento.

Damian Kosowski | Polónia, 2022

Lodz Film School

Honorable mention poster

A Transient Taste

FICÇÃO — 24min

As variedades muito especiais de tomates que crescem na velha estufa da família Rossi correm o risco de apodrecer, apesar de a pequena Félie estar a cuidar deles com todo o seu coração e vontade. A sua mãe Antonia, famosa por vender os tomates mais deliciosos e coloridos em todo o país, perdeu o sentido do paladar desde que o seu companheiro e pai de Félie morreu. O que não é compreensível para Félie, que já não reconhece a mãe, mas precisa dela mais do que nunca. Só a avó Guiseppa mantém mãe e filha unidas, mas também quer voltar para Itália... para o país onde os tomates são muito mais doces, naturalmente.

Eva Neidlinger | Alemanha, 2022

Filmuniversity Babelsberg Konrad Wolf