COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Melhor Filme a Concurso

PRÉMIO

1500€

Best Film Symbol

JÚRI

  • Luís Mendonça

    Luís Mendonça

    Doutorado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e tem mestrado na mesma área e pela mesma faculdade, na especialidade de Cinema e Televisão.

    Lecciona cadeiras na área do cinema e da fotografia na NOVA FCSH e no Instituto Português de Fotografia. Escreveu livros, artigos e organizou ou participou em inúmeros colóquios sobre cinema, fotografia e filosofia da imagem. Organizou ciclos de cinema, nomeadamente como programador da Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema. Realizou vídeos e ensaios audiovisuais.

  • Inês Gil

    Inês Gil

    Inês Gil é Professora na Universidade Lusófona onde leciona cinema desde 2000. É coordenadora do mestrado em Património Cinematográfico e Audiovisual. Trabalhou na UCLA Film Archive no restauro dos outtakes de The Night of the Hunter (Charles Laughton-1955) e foi coordenadora do Arquivo de Fotografia de Lisboa do CPF. Fez o seu Doutoramento sobre a Atmosfera no Cinema e tem dois Pós-Doutoramentos: a Pátina Cinematográfica e o Tempo no Cinema Contemporâneo. É realizadora de documentários e de instalações em vídeo-arte e participa regularmente em júris de festivais internacionais de cinema.

  • Elena Calvo

    Elena Calvo

    Licenciada em Comunicação Audiovisual pela Universidad Complutense de Madrid, realizou um mestrado em Documentário Criativo, Cinema Experimental e Videocriação na Escuela Universitaria de Artes TAI e um outro mestrado em Cinematografia na Universidad de Córdoba (UCO). Além de ter constituído diferentes júris em festivais de cinema, como Documenta Madrid, FILMADRID e FANCINE, trabalhou em várias empresas do setor como a Pentación Espectáculos, a produtora audiovisual Globomedia e a Casa Árabe, onde programa ciclos de cinema árabe de forma regular. Neste momento, enquanto doutoranda da UCO, está a desenvolver a sua investigação sobre cinema experimental espanhol.

COMPETIÇÃO PORTUGUESA

Melhor Filme Português a Concurso

PRÉMIO

1000€

Best Portuguese Film Symbol

JÚRI

  • Raquel Freire

    Raquel Freire

    Originária do Porto, é realizadora de cinema, argumentista, escritora, produtora e mãe. Foi produtora e co-produtora de inúmeros filmes, que estrearam em vários países e esgotaram em DVD, além de argumentista e realizadora de outras obras cinematográficas, documentários, curtas, vídeos, entre outros.

    Destaque-se os prémios que recebeu, nomeadamente a sua distinção no Festival de Cannes pela European Film Foundation como jovem produtora europeia em 2000. Estreou-se ainda no Teatro Municipal como dramaturga e encenadora com “NóSOUTRXS”. Publicou alguns livros e é a autora do Ensaio sobre a obra de Patrícia Bandeira. Hoje é professora convidada de universidades portuguesas e estrangeiras nas áreas de Cinema, Estudos de Género, Arte e Política. Atualmente encontra-se ainda a preparar a sua 3ª longa-metragem de ficção “Filme Sem Câmara” e o filme “Mulheres de Abril para 2023”.

  • Margarida Medeiros

    Margarida Medeiros

    Doutorada e mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), Margarida Medeiros é atualmente professora auxiliar no mesmo departamento e Investigadora no IC-NOVA (Instituto de Comunicação da NOVA). Tendo como áreas de investigação Cultura Visual, Fotografia e Cinema, é autora de vários livros e artigos sobre Fotografia numa perspectiva cultural e filosófica. Foi crítica de Fotografia no Jornal Público entre 1990 e 2012.

    Tem tido uma participação ativa em eventos e produções artísticas e culturais. Foi uma das fundadoras do CINENOVA.

    Atua ainda na área das Ciências Sociais, com destaque para as Ciências da Comunicação e Humanidades e ênfase nas Artes.

  • Rodrigo Gomes

    Rodrigo Gomes

    Com um Mestrado em Arte e Multimédia da FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa - e uma Pós-Graduação em Arte Sonora pela mesma faculdade, Rodrigo Gomes vive e trabalha em Lisboa. Este participou em inúmeras exposições coletivas e individuais, co-fundou o Núcleo de Artes Visuais de Évora e co-criou a Galeria T10, bem como produziu vários concertos multimédia. Além de tudo isto, ainda ganhou variados prémios, nomeadamente de "Artista Visual", prémio Sonae 2017. O seu trabalho centra-se na relação da escultura com a arquitetura e actua, hoje, na área de Instalação Visual e Sonora.